O fonoaudiólogo é um profissional da saúde e atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da comunicação oral e escrita, voz, audição/sistema nervoso e musculatura facial. Pode atuar sozinho ou em conjunto com outros profissionais de saúde em clínicas, creches, escolas (comuns e especiais) e comunidades, incluindo o Programa de Saúde da Família, unidades básicas de saúde, hospitais, emissoras de rádio e televisão, teatro, home care (atendimento domiciliar), empresas de próteses auditivas, indústrias, centros de reabilitação, entre outros.
A Fonoaudilogia pode atuar em cinco áreas distintas :
Audiologia

Realiza exames audiológicos para verificar se a audição dos pacientes está boa ou não; seleciona e adapta aparelhos de surdez e pode habilitar ou reabilitar deficientes auditivos. Caso uma pessoa desconfie de alguma doença auditiva, pode solicitar ao Profissional a avaliação da capacidade auditiva, baixa audição é as vezes sinal de algo errado, daí a necessidade de consultar um especialista em audiologia, de preferência quando bebê, pois desde o quinto mês de gestação, os bebês já são capazes de reconhecer a voz da mãe. Também atua em pacientes com labirintite e junto com o Otorrinolaringologista participa da cirurgia de implante cóclear fazendo exames antes e depois do implante pra saber se o aparelho reagiu bem ao paciente além de indicar ao Otorrino aonde colocar o aparelho na orelha do paciente.
Linguagem

Estuda problemas relacionados com o aprendizado da língua, habilita crianças com atraso ou deficiência de linguagem ou pacientes que adquiriram a linguagem mas a perderam por algum motivo, a exemplo de quem sofreu derrame cerebral.
Os problemas podem ser retardo na fala ou emissões das primeiras palavras (demora para falar e expressar-se), deficiência na formação de frases - (fala frases de forma incompleta ou mal consegue terminá-las); omissões e acréscimos de sons na fala (pula palavras ou frases inteiras); troca de fonemas (Troca palavras) ; gagueira (pode ser de origem nervosa, psicológica ou motora), entre outros.
Motricidade orofacial
É a área que estuda a musculatura da face, boca e língua. Soluciona problemas relacionados á: sucção, mastigação, deglutição, respiração, posicionamento da língua de modo errado ou ingestão de alimentos de forma incorreta, trata também do mau alinhamento dentário quando a músculatura é flacida também tratando de pacientes com bruxismo. Também faz exercícios de face para que o paciente com derrame possa voltar os movimentos faciais após uma lesão de paralisia. Ensinar exercícios respiratórios para quem respira pela boca. Também atua na área de estética para quem quer um rosto mais redondo ou mais quadrado ou músculoso e quem tem rugas no canto dos olhos e em outras partes do rosto através de exercicios músculares .
Voz :
O profissional que atua nessa área pode não só prevenir os distúrbios da voz como melhora-la. Como quando se torna áspera, rouca ou de difícil emissão. Também trabalhar com idosos, ensinando-lhe exercícios para estimular e tonificar a musculatura facial, qualidade da voz e o uso adequado da respiração ao falar.
Ensinar técnicas que auxiliam a correta postura e seu uso quanto a respiração e impostação vocal por exemplo para quem trabalha na área de telemarketing e em meios de comunicação oral.
Saúde coletiva
O profissional que atua nessa área tem como foco a atuação fonoaudiológica no setor público e privado, voltado para uma população específica. É necessário domínio de Epidemiologia, Gestão Pública e Privada, além dos conhecimentos específicos na área da Fonoaudiologia.




Nenhum comentário:
Postar um comentário